Dores nas pernas são sinal de que algo não vai bem . A causa pode ser desde lesões musculares ou osteoarticulares , neuríticas ( dos nervos) ou vasculares . É fundamental ser examinado(a) por um especialista para investigar o que está acontecendo. Do ponto de vista vascular a dor pode ser oriunda de veias ou artérias. As principais causas de dores de origem venosa são a insuficiência de veias tronculares/ varizes e a trombose venosa profunda. Ambas as causas podem levar a edema (inchaço) nas pernas, sendo na trombose habitualmente o quadro mais agudo. Tipicamente a dor oriunda de doenças nas veias costuma a ser tipo “em peso” ou “queimação” e costumam se agravar após períodos prolongados de pé ou sentado. Antagonicamente, tendem a melhorar (ainda que parcialmente) com a elevação das pernas.
A dor de causa arterial costuma ser intensa e incapacitante. Quadros crônicos costumam apresentar dor muscular associada a caminhadas, enquanto obstruções agudas ou mais graves tendem a causar dor mais intensa mesmo em repouso, sendo características a ocorrência de mudança na coloração da pele ( palidez ou cianose – pele roxa) , redução da temperatura do membro acometido (frialdade) ou até mesmo necrose ( gangrena) da extremidade.
Lembre-se que é indispensável a avaliação médica para minimizar o risco de complicações graves e ameaçadoras à vida e à integridade física do paciente. Jamais tente chegar a um diagnóstico sozinho